O objetivo deste livro é fornecer uma visão geral sobre o Direito na Fotografia. Qual lente usar para não ser processado por invasão de privacidade? Autor da foto é quem aperta o botão ou quem a concebe? Quais são os direitos de um fotógrafo freelancer? Podemos usar as fotos dos clientes em nosso portfólio? O que fazer quando os seus direitos são violados? Essas e outras questões são esclarecidas pelo autor de forma clara e objetiva.

Este livro também inclui modelos de contrato de prestação de serviço, cessão de direitos, autorização de uso de imagem e licença. Além de uma sessão com casos práticos e dúvidas mais frequentes.

Este livro é destinado a fotógrafos, designers, ilustradores, modelos, agências de modelos, produtores, diretores de arte, o próprio cliente e a todos os profissionais que trabalham com imagens, criação e arte.  Destina-se também aos alunos e profissionais de Direito, e todos aqueles que desejam aprofundar seus conhecimentos na área.

Confira uma prévia do livro

Bio

Marcelo Pretto é advogado especialista em Direitos Autorais pela FGV (Fundação Getúlio Vargas). Atua como professor de Direito e também de Fotografia.

Presta consultoria jurídica e assessoria contratual a Autores, mais especificamente a fotógrafos.

É autor do curso presencial: “Direitos Autorais, Direito de Imagem e Direito de Fotografar”.

É autor de vídeos-aula sobre Direito Autoral na Photos Tv, IIF TV e na Eduk.

Através de sua experiência como fotógrafo convive no dia a dia com as dificuldades e dúvidas sobre como trabalhar com os direitos autorais. A partir disso, criou uma bagagem riquíssima que compartilha e usa para orientar fotógrafos e profissionais de imagem.